Na terça-feira (2), baianos e turistas se reuniram em grande número para celebrar os 201 anos da Independência do Brasil na Bahia. Desde as primeiras horas da manhã, a população se concentrou no Largo da Lapinha, ponto de partida dos festejos. O tradicional cortejo seguiu pelas ruas de Salvador, com um grande número de pessoas acompanhando todo o percurso.
As 14h foi realizado o 2º Festival de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete de Setembro. Já às 15h – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval no bairro do Comércio. As cerimônias cívicas no Campo Grande foram iniciadas às 16h com a chegada dos carros dos Caboclos; hasteamento das Bandeiras por Autoridades; execução do hino nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército e Aeronáutica; colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes; acendimento da pira do Fogo Simbólico pela paratleta cega Iracema Vilaronga; execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Wanderley da Polícia Militar da Bahia.
Das 17h30 às 21h30 ocorreu o encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas e participação da Banda de Música da Guarda Municipal, Filarmônica Ambiental de Camaçari, Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco (Xique-Xique), Filarmônica Lyra Ceciliana (Cachoeira), Filarmônica Guerreiros do Sol (Dias D’Ávila) e Oficina de Frevos e Dobrados.