
Em live entrevista, O prefeito ACM Neto fez um balanço de medidas que a prefeitura tem realizado na cidade de Salvador. Na oportunidade, foram respondidas perguntas de jornalistas e anunciadas novas medidas de combate ao coronavírus. A seguir os principais assuntos abordados:
Parceria com Hospital Salvador
A prefeitura realizou contrato com o Hospital Salvador, situado no bairro da Federação, para reforçar o atendimento a pacientes com Covid-19.
Dessa forma, serão dez leitos de UTI e 14 clínicos já a partir da próxima semana. A estrutura pode chegar a 60 leitos, ao todo, em uma segunda fase.
“Se conseguirmos dar assistência a todos que precisem, teremos vencido o coronavírus”, declarou Neto, na ocasião. Para o gestor municipal, a medida vai ampliar a segurança hospitalar e evitar um colapso do sistema de saúde.
Programa Salvador por Todos
O programa Salvador por todos poderá ser prorrogado. O programa é um Auxílio mensal, da Prefeitura de Salvador, para trabalhadores informais que ficaram sem renda por conta da pandemia do coronavírus. O valor do auxílio é de R$ 270 por mês, pelo prazo de três meses.
Segundo o prefeito: “Estamos finalizando um projeto de lei para definir uma forma de prorrogação. A ideia é sim prorrogar. Não vemos permitir que haja descontinuidade tendo em vista que as coisas não voltaram ao normal em Salvador”, explicou.
E o projeto que tem duração de 3 meses ( começou em março) deverá passar por nova aprovação da câmara municipal para confirmar a extensão.
Reabertura de shoppings
O prefeito desmentiu informações do que o prazo para reabertura dos shoppings e comércio em geral seria dia 29 de junho. Ele informou que já há protocolo de reabertura bem definidos como: limitação do acesso do número de pessoas e proibição para funcionamento da praça de alimentação na primeira fase.
Sendo assim, sem data determinada para retorno dessas atividades. “A decisão será tomada só com muita segurança” relatou o prefeito.
Retorno do futebol
Em relação ao retorno do futebol no que compete a prefeitura de Salvador o prefeito disse que:
“Na segunda-feira teremos novidades a respeito do futebol baiano. Venho conversando com dirigentes do Bahia e do Vitória. A gente tem conversado… É bom lembrar que o Bahia, no que se refere a tomada de treinamentos, também depende de Camaçari, essa não é uma liberação direta de Salvador. Mas Bellintani nos ajudou com protocolos. O Vitória também teve papel importante nesses detalhes. É muito provável que tenhamos novidades”.
No final de semana: “Vamos manter as reuniões. Serão dois dias de muita conversa para o fechamento dos detalhes. É muito provável que anunciaremos a retomada dos treinos com muito cuidado, muita cautela. Não dá para antecipar”, relatou ACM neto.
Portanto, o gestor afirmou que na segunda-feira fará mais anúncios sobre procedimentos a serem tomados pela prefeitura.