O exame permitirá que a Justiça decida se Adélio Bispo pode retornar ao convívio social ou se a internação deverá ser estendida
Autor da facada contra o presidente Jair Bolsonaro em 2018, Adélio Bispo deve passar por novos exames psiquiátricos, conforme pedido da 5ª Vara Federal Criminal de Campo Grande, que questionou o governo federal sobre a disponibilidade de uma perícia.
De acordo com o juiz Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, responsável pelos autos, não foram encontrados médicos psiquiatras que “aceitassem realizar a perícia”.
Adélio está internado no presídio federal de Campo Grande. Em 2019, ao julgá-lo, a Justiça o considerou inimputável (não pode ser condenado) por questões de saúde mental.
Foi estipulada medida de segurança de internação por prazo mínimo de três anos, “ao fim do qual deveria ser realizada a perícia médica para verificação da manutenção ou cessação da periculosidade”.
A sentença transitou em julgado (sem possibilidade de novos recursos) em julho de 2019.
O exame permitirá, portanto, que a Justiça decida se Adélio pode retornar ao convívio social ou se a internação deverá ser estendida por mais tempo