

Coma água, mas beba também!
Importância da ingestão de água durante o consumo de bebidas alcoólicas
Marcos Diogo – Nutriconista
O verbo comer é o verbo que mais representa o prazer do ser humano, tanto que algumas pessoas muitas vezes o utilizam em contextos que não necessariamente signifique consumir alimentos: “comer comida”.
Na Bahia, por exemplo, nossos queridos baianos costumam utilizar o termo “comer água” para se referirem ao ato de consumir bebidas alcoólicas, aquela velha farra do fim de semana ou mesmo o happy hour após um dia de trabalho.
Existem ainda outros contextos em que o verbo comer é carinhosamente utilizado de uma forma diferente, mas, vamos deixar essa parte para depois da novela, ou então para sexta-feira que é dia do “sextou!!”. Então continuemos com a água de beber.
Nosso corpo é composto por 70% de água, a qual desempenha função importante na regulação da temperatura corporal, que em situações normais varia de 36º a 36,7º. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é considerado febre uma temperatura a partir de 37,8°.
A água também exerce outro importante papel no funcionamento do nosso corpo: ela está presente em todo o caminho percorrido pelo alimento no nosso organismo; na mastigação através da saliva; na digestão e absorção no estômago e no intestino e até mesmo na excreção através das fezes e urina, dentre outras funções.
A ingestão de álcool provoca o processo de desidratação (que é justamente a perda de água), isso porque há uma diminuição na produção do hormônio antidiurético, conhecido como ADH ou Vasopressina, responsável por regular essa perda de água do nosso organismo.
O álcool tem ainda o poder de atrapalhar a absorção da água, pois quando ele é absorvido pelas células da parede intestinal faz com que a água passe direto, por isso o aumento na produção de urina.
O dia seguinte, após a farra, também não é muito agradável, porque aí temos a famosa ressaca, cujos efeitos já são bastante conhecidos: dor de cabeça, vômitos, diarréia… Portanto, a dica é simples e direta: Beba água! Tente intercalar entre um copo e outro de bebida alcoólica, um copo de água.
Essa combinação, além de diminuir os efeitos da ressaca, vai ajudar nos níveis de hidratação do organismo, também vai auxiliar o fígado no processamento desse álcool todo, contribuindo para o seu bom funcionamento.
Outra dica importante é sobre a alimentação, se for consumir bebida alcoólica, tente fazer uma refeição antes. Alimentos como batata doce, inhame, pão integral ajudam a reestabelecer os níveis de glicose no sangue e assim favorecem a diminuição da absorção de álcool.
Alimentos ricos em líquidos como frutas ou sucos de melancia, morango, abacaxi e melão contribuem também no processo de detoxificação, auxiliando na redução dos efeitos nocivos da bebida alcoólica.
Sendo assim, voltemos ao título: Coma água, mas beba também! E não se esqueça, se for dirigir, não beba.
Fonte: Marcos Diogo – Nutricionista e colaborador do portal
Veja também do mesmo autor: Nutricionista fala da importância da nutrição para combater o covid-19
Excelente texto meu amigo.
Achei interessante esse texto. Esclarecedor, e até engraçado. Gostei muito
Mais um texto esclarecedor. Parabéns a essa parceria.
Achei o texto bem humorado, de fácil entendimento e cheio informação adorei aguardo o próximo