No início desta terça-feira (15), um apagão atingiu várias regiões do Brasil, cidades do Norte, Nordeste e Sudeste foram afetadas pela falta de energia elétrica. Na capital baiana vários serviços e setores foram afetados por conta desta situação.
Em comunicado enviado pela secretaria municipal de saúde, foi informado que upas seguiam funcionando com o plano de contingência, populares afirmaram que alguns serviços do setor chegaram a ser paralisados. Unidades particulares de educação suspenderam as aulas do período matutino devido à falta de energia.
Mercados e outros estabelecimentos comerciais suspenderam seus atendimentos, os comércios em funcionamento aceitavam apenas dinheiro em espécie como forma de pagamento, pois devido ao apagão, não era possível a realização de transações com cartões e via pix.
Um dos setores mais impactados em Salvador foi o do transporte público, por meio de comunicado, a CCR Metrô, empresa responsável pelas linhas de Salvador e Lauro de Freitas, informou que as operações foram suspensas nas regiões devido à falta de energia elétrica.
No momento do apagão passageiros precisaram descer dos vagões que pararam no meio da via e seguir caminhando sobre os trilhos, as estações de transbordo ficaram lotadas, funcionários orientaram os passageiros a deixarem estes locais após a suspensão do transporte.
A energia elétrica voltou de forma gradativa, e depois do início da normalização do serviço elétrico muitos populares seguiam reclamando da falta do metrô, pois acabou congestionando os ônibus municipais que ficaram sobrecarregados com a lotação, gerando revolta da população. Até às 14h o serviço de transporte do metrô ainda não havia sido normalizado.