Após negociações, prefeitura informa que trabalhadores da CSN poderão sacar FGTS

Após negociações, a prefeitura de Salvador informou, nesta quinta-feira (29), que os trabalhadores da Concessionária Salvador Norte (CSN) poderão sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os funcionários que não foram contratados pela prefeitura poderão ainda dar entrada no seguro-desemprego.

Na manhã de sexta-feira (30), a Justiça irá encaminhar o alvará coletivo para a Caixa Econômica Federal (CEF) e para a Superintendência Regional do Trabalho, garantindo a liberação do FGTS e do seguro-desemprego. O acordo entre a CSN e o Sindicato dos Rodoviários da Bahia foi homologado pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Dalila Andrade.

Durante uma reunião, realizada na manhã desta quinta-feira ficou acordado que as duas instituições irão liberar de imediato os benefícios para os trabalhadores. O encontro contou com a presença de representantes da prefeitura, o superintendente da Caixa, Richard Fully, e a superintendente da Delegacia Regional do Trabalho, Gleice Góes.

No dia 20 de abril, rodoviários de Salvador e a CSN já tinham firmado um acordo parcial trabalhista durante uma audiência.

Relembre o caso

Um relatório de auditoria apontou irregularidades na gestão do contrato por parte da CSN e no dia 27 de março deste ano a empresa teve o contrato rescindido pela prefeitura de Salvador. Segundo o prefeito Bruno Reis, o total da dívida acumulada da CSN é de R$ 516 milhões.

Com isso, a prefeitura anunciou que montaria uma operação emergencial de transporte buscando garantir o atendimento dos usuários do transporte público na bacia operada pela concessionária.

Em junho de 2020, a prefeitura de Salvador já havia decretado a intervenção da CSN, após ser informada pelo Sindicato dos Rodoviários de que a concessionária vinha descumprindo acordo coletivo assinado com a categoria, além de atrasar constantemente o adiantamento salarial e o tíquete alimentação.

Por G1BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui