Local apresentará troféus, uniformes antigos e acervos de foto e vídeo; abertura ao público acontecerá na segunda-feira seguinte, dia 13
Após a apresentação do projeto em 2019, quando das comemorações pelos 30 anos da conquista do segundo campeonato brasileiro, o museu oficial do Bahia será inaugurado no sábado (11), em solenidade para imprensa e convidados. A data foi confirmada pelo clube via redes sociais. A abertura para o público acontece na segunda-feira (13), após atrasos na implantação do equipamento causados pela pandemia de Covid-19 e também por entraves na busca de patrocínio com incentivos públicos.
A agremiação confirmou que, em um primeiro momento, sócios #JuntosVenceremos terão entrada gratuíta. Essa categoria abrange os associados que seguiram pagando em dia suas contribuições durante a pandemia. Os preços da entrada para os demais públicos serão anunciados nos próximos dias.
O equipamento ficará nas instalações da arena Fonte Nova, em um espaço com vistas ao campo de jogo e ao Dique do Tororó. A curadoria ficará a cargo de Daniel Rangel, do Museu de Arte Moderna (MAM). Segundo comunicado do clube, o memorial – como também é chamado o equipamento – tem como conceito destacar a ligação do clube com sua torcida e a cultura do Estado.
Foram recuperados mais de 30 troféus, entre réplicas e restaurações. Com investimentos próprios e doações, incluindo de colecionadores, o local também apresentará acervo fotográfico e de vídeos. Um dos atrativos será o material bruto do celebrado documentário em cinema ‘Bahêa Minha Vida’.