O governo do estado da Bahia iniciou nesta terça-feira (9), a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que vai substituir a emissão de Registro Geral (RG).
A primeira via será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada, mediante agendamento, no site ou aplicativo do Governo do Estado para os postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping na capital baiana. O prazo de entrega é de 5 a 10 dias.
Inicialmente, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) informou que a emissão das novas carteiras de identidade seria feita para um público restrito. No entanto, conforme comunicado divulgado, ainda na segunda-feira (8), todos os cidadãos terão acesso ao serviço.
De acordo o DPT, ainda não há previsão para a emissão do novo documento nas cidades do interior do estado.
Durante cerimônia simbólica realizada na manhã desta terça na unidade SAC do terminal Pituaçu, o governador Jeronimo Rodrigues (PT) entregou a primeira CNI emitida para um popular, além de mostrar a própria carteira e realizar a entrega do documento para o secretário de segurança pública do estado, Marcelo Werner.
Ainda durante a entrega, o governador ressaltou que a Bahia não estava atrasada com relação a emissão do documento, visto que outros estados já realizam o processo a algum tempo. O chefe estadual afirmou que o processo chegou ao estado no tempo certo, e que é processo delicado e que leva tempo para relacionar os diversos dados inseridos no novo documento.