A Bahia vai receber mais 200 ambulâncias que vão fortalecer o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em todo o estado. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante visita ao município de Vitória da Conquista, na última segunda-feira (27).
“A saúde tem no Samu uma referência, já que são 20 anos salvando vidas e prestando atendimentos de urgência. Nós publicamos, hoje, o edital para mais 1.760 ambulâncias. Dessas, 200 serão para a Bahia. Nosso objetivo é a universalização do Samu em todo o Brasil para que toda a população esteja coberta pelo serviço”, anunciou a ministra, acompanhada do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.
Ainda na segunda, o Governo Federal e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), entregaram 48 ambulâncias do Samu a 47 municípios baianos. O investimento total foi de R$ 14,89 milhões. Do total, 33 foram unidades de suporte básico (USB) e 15 destinadas à renovação de frota.
A secretária de Saúde da Bahia explicou que os veículos vão auxiliar na qualificação da assistência prestada e ajudar a otimizar o fluxo de pacientes regulados através da Central Estadual de Regulação (CER). “É muito importante destacarmos o papel crucial que os veículos têm no processo de regulação através da remoção dos pacientes. Era um pedido do Governo da Bahia desde 2021 e só agora, com o Governo do Presidente Lula, que fomos atendidos. Esse apoio do Governo Federal é fundamental e temos certeza que a parceria vai continuar”, afirmou a secretária.
Atualmente, a Bahia conta com 89% de cobertura do Samu por meio de sistemas regionais, que atendem a 25 das 28 regiões de saúde do estado.