O artista plástico Alberto Pitta e a apresentadora Regina Casé estão articulando a revitalização do Cine Pax, equipamento cultural que fica localizado na Baixa dos Sapateiros, em Salvador e está desativado desde 1998. De acordo com apuração do site Metro1, eles chegaram mesmo a visitar o espaço recentemente, para avaliar a estrutura e planejar instalações e usos.
Fundado em 1950, O Pax já foi um dos maiores cinemas da capital baiana, possuindo 1500 poltronas. O equipamento pertence à Ordem Primeira de São Francisco e foi fechado pela Sucom, em 98, por apresentar problemas nas intalações elétricas, depois de enfrentar um processo de decadência que vinha desde os anos 80.
Em 2003, a cantora Daniela Mercury anunciou que iria arrendar o espaço e transformá-lo em casa de show. Porém, infelizmente não deu certo. Em 2009, uma empresa chamada Pelô Hall também divulgou que transformaria o extinto cinema em casa de eventos multiuso. Outro projeto que também não vingou.
Moradora do bairro Santo Antônio Além do Carmo, Regina já vem demonstrando há algum tempo, o interesse em impulsionar a Baixa dos Sapateiros. Pitta, por sua vez, mantém ali perto a sede do Cortejo Afro e lançou no ano passado o livro “Histórias Contadas em Tecidos: O Carnaval Negro Baiano”, onde trata-se também da relação dos cinemas com os blocos da cidade.