Baleia estava sob monitoramento do Projeto Baleia Jubarte e já chegou morta na praia
Na tarde desta quinta-feira (14), uma baleia jubarte encalhou na Praia da Paixão, em Prado, sul da Bahia, um dos melhores lugares para observação de baleias. Segundo o Projeto Baleia Jubarte, que monitora os animais marinhos da região desde 1988, a baleia estava sendo supervisionada pela equipe do projeto e já chegou morta na praia.
Não há informações sobre o sexo, peso e tamanho da baleia, pois a maré estava alta quando foi encontrada e a equipe do projeto não conseguiu alcançá-la.
Uma equipe será enviada nesta sexta-feira (15) para coletar informações sobre a baleia. De acordo com o projeto, este é o quarto encalhe de uma baleia jubarte na Bahia este ano.
As baleias jubarte são cada vez mais vistas na costa da Bahia quando saem da Antártida e se dirigem para as águas quentes da costa do Brasil para sua época de reprodução, que geralmente dura entre julho e novembro.
Segundo os especialistas, a expectativa é que cerca de 20 mil baleias cheguem à costa da Bahia durante o período.
No início de julho, baleias jubarte foram vistas na região de Subaúma e na última quarta-feira (13), uma baleia da mesma espécie foi vista na praia de Itapuã, em Salvador.