Bancários ameaçam greve na Bahia na próxima semana

Frente a uma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que não atende às reivindicações da classe, os bancários ameaçam iniciar greve na próxima semana na Bahia. 

Durante assembleia realizada nesta terça-feira (23), o Comando Nacional dos Bancários voltou a recusar a proposta da Fenaban de reajuste do vale refeição e do vale alimentação baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), estimado em 8,88% pelo Banco Central. A categoria reivindica um índice que cubra a inflação dos alimentos, cuja estimativa é de 15,37% na data base, 1º de setembro. 

“Estamos na 14ª rodada de negociação com a Fenaban. O setor mais lucrativo da economia não aceita sequer repor a inflação. Um desrespeito!”, declarou o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, o vereador de Salvador Augusto Vasconcelos (PC do B). 

“Os bancários não aceitarão perda de direitos e vamos lutar até o fim para garantir a manutenção da nossa Convenção Coletiva de Trabalho”, afirmou o sindicalista, segundo o qual, a classe reivindica emprego, mas também saúde, segurança e melhores condições de trabalho. 

“Estamos adoecendo nas agências com tanta sobrecarga de trabalho e metas abusivas. Os bancos continuam lucrando bilhões, mesmo diante de uma crise econômica e social que atinge nosso povo”, criticou Vasconcelos. 

Está prevista para a tarde desta quarta-feira (24) uma nova rodada de negociações, onde a Fenaban deve apresentar uma proposta de participação nos lucros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui