BANDA TAMBORES DO ENGENHO CELEBRA 30 ANOS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA

Música, percussão, informação e educação marcam evento solidário de celebração pelos 30 anos da Associação localizada no Engenho Velho da Federação

Palco de grandes manifestações artísticas na capital baiana, o bairro do Engenho Velho da Federação celebra mais uma manifestação de suas raízes culturais. O grupo Tambores do Engenho completa 30 anos de existência e a data será comemorada nos dias 21 e 22 de outubro com o Encontro dos Amigos dos Tambores do Engenho, uma grande festa no bairro que deu origem à banda de percussão.

“Os tambores vão tremer a cidade”, comemora Reinaldinho, ex- integrante do Terra Samba que junto aos artistas Magary Lord e Xexéu do Timbalada vão compor a grade de atrações do evento. Quem também vai comparecer ao evento é o cantor Ninha, ex-Timbalada, que também já contribui com a história da associação. “O grupo já formou e forma grandes percussionistas”, lembra o artista.

Inácio Machado, pré-candidato a vereador por Salvador, conhece de perto a história do grupo e lembra sua importância como uma referência para os moradores da localidade. “Através dessa Associação Cultural e Recreativa, a história, os valores ancestrais de um povo, suas tradições e identidade fortalecem a perpetuação da representatividade Afro-brasileira e baiana”, diz.

O grupo percussivo também se firma nessa convicção e acredita que a percussão não é apenas um estilo de batida ou instrumento musical, mas um instrumento de religamento histórico e ancestral.

O bairro é um berço cultura e um dos mais populosos de Salvador. Está localizado nas proximidades da Avenida Vasco da Gama e faz ligação com os bairros Garibaldi, Cardeal da Silva e Rio Vermelho. O Engenho Velho da Federação carrega um legado muito forte ao utilizar a arte como ferramenta de construção social, de aprendizado, de fonte de renda e fortalecimento cultural.

O Tambores do Engenho é uma dessas referências locais. A Associação tem dado resultados na erradicação da pobreza, na promoção da saúde e bem-estar de seus moradores, na redução de desigualdades, na ampliação do acesso à educação e na ascensão da paz e combate à violência.

Serviço: Encontro dos Amigos dos Tambores do Engenho
Data: 21 e 22 de Outubro
Local: Final de Linha do Engenho Velho da Federação
Entrada: Gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui