As gestões municipais, através das secretarias municipais de saúde, convocaram os beneficiários do Programa Bolsa Família para o acompanhamento das condicionalidades de saúde, exigidos para a manutenção do benefício. A ação segue até esta sexta-feira, 30 de junho, e não necessita de agendamento prévio.
Nos postos de atendimento é obrigatória a apresentação de documento com foto, cartão do programa, caderneta da gestante – no caso das grávidas, e cartão de vacinação das crianças. O não cumprimento do procedimento obrigatório pelo Governo Federal leva ao bloqueio do benefício.
Em Salvador, a vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos, reforçou a importância da atualização dos dados e destaca o funcionamento do serviço.” É importante que a população esteja atenta ao cumprimento das condicionalidades para que não ocorra a suspensão do benefício, e que não deixe para última hora, evitando filas e aglomerações. Nossos postos estão abertos todos os dias da semana, permitindo um acompanhamento das famílias de forma cuidadosa” afirmou.
A atualização permite ao poder público identificar situações de vulnerabilidade sociais vivenciadas pelas famílias e potencializar as ações de enfrentamento.