Black Friday (em português, sexta-feira negra – embora usualmente se mantenha o anglicismo original) é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas retalhistas (varejistas) e grandes armazéns (atacarejos). É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Esta festividade começou nos Estados Unidos e com a ajuda das novas tecnologias e a promoção deste dia por parte das diversas empresas vem-se estendendo pelo resto dos países do mundo.
Black Friday no Brasil
A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, faturando R$770 milhões em comércio online. Os produtos mais almejados são televisores e smartphones. A média de desconto para aparelhos celulares foi de 16% e para televisores chegou a 19%.
Segundo a consultoria E-Bit, em 2014, a data gerou R$1,2 bilhão em vendas somente na internet, que corresponde a 3,5% do faturamento anual, consolidando assim a Black Friday como uma das datas mais importantes para o comercio online.
Para evitar práticas fraudulentas, como a maquiagem de preços e falsos descontos, a câmara brasileira de comércio eletrônico (Câmara e-net) criou o código de ética para a Black Friday e publicou uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula.
Dicas para não se enganar na Black Friday
- Avalie o que é necessidade e o que é desejo.
- Prudência é a palavra de ordem.
- Compare preços em sites online.
- Aproveite a oportunidade da data.
- Confira a reputação do varejista.
- Evite clicar em links suspeitos.
- Proteja as informações pessoais.
Resultados da Black Friday 2022
Avaliar os resultados da Black Friday em escala nacional é uma excelente maneira de tirar insights e se preparar para a data comemorativa mais importante dos e-commerces. Com esses dados, é possível compreender algumas das mudanças no comportamento dos consumidores e outras variáveis que podem influenciar os resultados da sua empresa.
Em 2022, um dos fatores que mais impactou as vendas na Black Friday e fez com que muitos negócios optassem por um mês inteiro de promoções foi a copa, que pela primeira vez aconteceu em novembro. O contexto sócio-político e o período pós-pandemia também afetaram o momento.
Qual a diferença de preço na Black Friday?
No Brasil, os preços de variadas classes de produtos tendem a subir até 70%, para, na data de Black Friday, serem ofertados com “descontos”, realizando uma verdadeira ação ilusória ao consumidor. Nota-se, a partir do gráfico informativo, a margem de aumento dos preços aumenta com maior agressividade no mês de Novembro.
A “Black Friday” é nesta sexta-feira (24/11) e as lojas já anunciaram grandes promoções. Mas, nem tudo é o que parece. Tem desconto que, de desconto, não tem nada. Então, quem já planejou o que quer comprar precisa ficar atento.