O presidente Jair Bolsonaro esteve na Bahia nesta terça-feira (28), para visitar a cerimônia de inauguração da Estação Cidadania, na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Ele também participou da entrega de títulos de propriedades rurais e da duplicação das BRs 116 e 101.
O avião presidencial pousou no Aeroporto de Teixeira de Freitas por volta das 10h. De lá, Bolsonaro seguiu para o local da cerimônia sem máscara, aglomerado com outras pessoas na carroceria de uma caminhonete.
A ação é uma infração grave, prevista no artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa e retenção de automóvel para a condução de pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo.
Além disso, o uso de máscaras é obrigatório em pelo menos 385 cidades baianas desde abril de 2020. Entre essas cidades está Teixeira de Freitas.
No local da cerimônia, uma espécie de “cercado” foi instalado para que ficasse o grupo de apoiadores do presidente. Assim como Bolsonaro, grande parte deles estava sem máscara, ou fazendo uso incorreto da proteção contra a Covid-19.
Esta é a quarta viagem do presidente à Bahia neste ano. Nas três anteriores – em janeiro a Coribe, em abril a Feira de Santana e em setembro a Vitória da Conquista–, o presidente entregou partes de obras de adequação de rodovias federais: as BRs 135 e 101 e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), respectivamente.