Omissão: Brasil critica postura de países diante de “atrocidades” em Gaza

Omissão: Brasil critica postura de países diante de
Foto: Letícia Clemente/MRE

Durante o discurso na quinta-feira (24), na cúpula do Brics, que contou com a participação de 36 países em Kazan, na Rússia, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, criticou a falta de ação de algumas nações diante da situação na Faixa de Gaza.

Ele também elogiou os esforços de locais do Sul Global que estão buscando uma mediação para o conflito no Oriente Médio.“Foram os países do Sul Global que votaram a favor da resolução da Assembleia Geral da ONU que pede a cessação das hostilidades. Enquanto isso, o papel desempenhado por outros países tem sido, no mínimo, decepcionante, para não dizer conivente. Os que se arrogam defensores dos direitos humanos fecham os olhos diante da maior atrocidade da história recente”, afirmou o chanceler brasileiro.

O Sul Global é o termo usado para se referir aos lugares pobres ou emergentes que, em sua maioria, estão no Hemisfério Sul do planeta.  Vieira afirmou que a situação de Gaza, considerada por Brasil e outros países como um genocídio contra o povo palestino, acabou com a autoridade do Conselho de Segurança da ONU e com a integridade do direito humanitário internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui