Engenheiro Victor Correa Hespanha mora em Belo Horizonte e foi escolhido para viagem espacial após comprar um NFT. Voo é da companhia Blue Origin e será bate e volta de 10 minutos.
O brasileiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos e que foi escolhido para viajar ao espaço pela empresa de turismo espacial Blue Origin, desembarcou nos Estados Unidos nesta segunda-feira (16) para iniciar os três dias de treinamento oficial antes da decolagem.
O lançamento do foguete está previsto para sexta-feira (20), às 8h30 (10h30 em Brasília) na região oeste do Texas, Estados Unidos. O voo é um bate e volta que dura cerca de 10 minutos.
“Primeiro, vou chegar amanhã [segunda-feira] na cidade de El Paso, no Texas, Estados Unidos. Na terça, quarta e quinta será o treinamento oficial, em que vou ser testado física e mentalmente para que esteja hábil para ir para o espaço”, escreveu no seu perfil, no Instagram.
“Na sexta é o grande dia. O dia que a gente vai junto ver a terra de longe e conhecer o espaço sideral! Até agora a ficha ainda não caiu, mas eu estou animado demais”.
Victor é engenheiro de produção, mora em Belo Horizonte (MG) e foi escolhido para ser um dos seis tripulantes da missão NS-21 após comprar pela primeira vez um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA). O investimento foi de R$ 4 mil.
A CSA, que pagou pela passagem, é uma empresa que diz ter a missão de unir a tecnologia da indústria espacial com o mercado de criptomoedas. Em 25 de abril de 2022, ela colocou 5.555 NFTs à disposição do público e afirmou que um dos donos teria a chance de viajar ao espaço.
Cinco dias depois, em 30 de abril, foi feito um sorteio e o selecionado acabou sendo o brasileiro, que comprou o item para diversificar seus investimentos.
“É assustador, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”.
Segundo brasileiro no espaço
O engenheiro de produção, Victor Correa Hespanha, de 28 anos, foi sorteado para viajar pelo espaço — Foto: Arquivo pessoal
O mineiro se tornará o primeiro turista espacial brasileiro e o segundo a viajar ao espaço, depois do então astronauta Marcos Pontes, em 2006.
Nas redes sociais, Victor prometeu que vai mostrar todos os passos até o dia da decolagem.
“Acabei de chegar em Chicago. Foi engraçado passar pela imigração e dizer que estava no país para uma viagem com a Blue Origin. Deus é bom. Vamos juntos astronautas”, disse em vídeo.
Passageiros da NS-21
Passageiros da próxima missão espacial da Blue Origin, de Jeff Bezos — Foto: Divulgação/Blue Origin
Além do brasileiro, uma das passageiras é a mexicana Katya Echazarreta, que tem um canal no YouTube e apresenta séries de televisão que buscam oferecer inspiração para mulheres e outras minorias interessadas em ciências. Ela será a primeira mulher mexicana a ir ao espaço.
O engenheiro e investidor Evan Dick fará o trajeto pela segunda vez. Ele estava na missão NS-19, que também levou ao espaço Laura Shepard, filha do astronauta Alan Shepard, que é homenageado no nome do foguete.
A próxima viagem da Blue Origin também terá como passageiros Hamish Harding, presidente da empresa de jatos executivos Action Aviation; Jaison Robinson, fundador da empresa imobiliária JJM Investments; e Victor Vescovo, cofundador da empresa de investimentos Insight Equity.
Voos tripulados da Blue Origin
A empresa de turismo espacial do magnata Jeff Bezos realizou 20 viagens ao espaço, mas apenas quatro tiveram passageiros. Em julho de 2021, o empresário participou da primeira missão tripulada com outras três pessoas.
Jeff Bezos no espaço: Veja os melhores momentos do voo e entenda o caso
Em outubro do mesmo ano, foi a vez do ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série “Jornada nas estrelas” (“Star trek”) finalmente conhecer o espaço. Ele também viajou com mais três passageiros.
Em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, desta vez com seis pessoas. Entre elas, estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, que 60 anos antes se tornou o primeiro americano a ir ao espaço.
A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.