
Nesta segunda-feira (9), a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) lançou a pedra fundamental das suas fábricas na Bahia. O ato simbólico oficializa o acordo para a construção das três unidades da empresa, o ato foi realizado no local onde elas serão instaladas, na cidade de Camaçari, na RMS, onde funcionava a fábrica da Ford.
A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Comunicações, Juscelino Filho, do CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e da CEO BYD Américas, Stella Li.
Segundo o governo, mais de cinco mil empregos serão gerados diretamente pela BYD. A empresa irá investir R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas.
A expectativa é dar início a produção entre o fim de 2024 e o começo de 2025, com capacidade estimada de 150 mil veículos por ano, na primeira fase de implantação.
A montadora também irá produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato. Conforme a empresa e o governo da Bahia, a produção nacional desses automóveis vai permitir preços mais competitivos.
Veja detalhes sobres as unidades:
- Unidade 1: exclusiva para a produção de caminhões elétricos e chassis para ônibus.
- Unidade 2: dedicada à produção de automóveis híbridos e elétricos.
- Unidade 3: voltada para o processamento insumos, como lítio e ferro fosfato, que serão exportados para o mercado externo.
Além da geração de empregos, a montadora realizará treinamento e capacitação de mão de obra especializada, com prioridade para baianos. Esses profissionais formados serão aproveitados nas fábricas.
A empresa anunciou que terá como prioridade fornecedores locais. Também vai ser instalado um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador. Um dos principais objetivos será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, para combinar o etanol com o motor elétrico.
Como contrapartida à instalação das fábricas, o Governo da Bahia vai conceder incentivos fiscais à BYD até 31 de dezembro de 2032, de acordo com a legislação tributária estadual.