Ponto turístico é usado como meio de transporte em Salvador e problema causou filas no acesso ao local. Ascensor voltou a funcionar normalmente no início da tarde desta segunda-feira.
Uma das cabines do Elevador Lacerda, ponto turístico e meio de transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, em Salvador, apresentou problema e teve funcionamento suspenso na manhã desta segunda-feira (20). A situação causa filas no acesso ao equipamento, no bairro do Comércio.
Usuários reclamaram da demora para o embarque, por causa do imprevisto, com o tempo de espera girando em torno de 20 minutos.
O elevador conta com quatro cabines, mas somente duas fazem transporte de passageiros. Com apenas uma delas em funcionamento, moradores e turistas se queixaram das longas filas formadas nos dois sentidos do Comércio.
Equipes técnicas foram acionadas e corrigiram o problema no equipamento. No início da tarde desta segunda o ascensor voltou a operar normalmente.
O Elevador Lacerda completou 148 anos de funcionamento em dezembro de 2021, e já chegou a transportar 33.850 pessoas em um único dia – recorde registrado em janeiro de 2019. Desde 2006, é patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O equipamento foi inaugurado em dezembro de 1873 e se chamava Elevador Hidráulico da Conceição. Só em 1896 o equipamento foi ‘batizado’ de Elevador Lacerda, em homenagem ao seu idealizador, o engenheiro engenheiro Antônio de Lacerda.
O Elevador Lacerda teve o serviço temporariamente suspenso para manutenção, no dia 10 de fevereiro. Na ocasião, a Semob informou que a manutenção precisou ser feita depois que houve um defeito nas cabines.