O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou situação de desastre natural depois incêndios florestais atingiram todo o país nea quarta-feira (24). Com a medida, fundos serão liberados para combater as chamas em meio às altas temperaturas e ao fenômeno climático El Niño.
Somente neste mês cerca de 204 incêndios, cerca de oito por dia, tomaram conta das florestas colombianas, conforme relatório do Ministério do Meio Ambiente e da agência de desastres.
Na tarde da última quarta-feira (24), surgiu uma fumaça de uma área montanhosa mais perto da capital, a leste de Bogotá. Os moradores de cidades vizinhas observaram helicópteros transportando água para combater o incêndio.
No Chile o estado também é de alerta vermelho, de acordo com a Corporação Florestal Nacional do Chile (CONAF). As autoridades afirmaram que os bombeiros na comuna de Lautaro estavam combatendo nove incêndios ativos, na manhã de quinta-feira (25), perto de áreas povoadas. Um bombeiro voluntário ficou ferido enquanto trabalhava e 25 casas foram evacuadas como medida preventiva.