ACM Neto não tem do que reclamar das eleições de 2020. O partido Democratas (DEM) foi um dos mais vitoriosos no Brasil.
Sigla de centro-direita. Tido como partido quase extinto durante os anos do PT no governo federal, o DEM conquistou três capitais já no primeiro turno: Salvador, Florianópolis, Curitiba. E no segundo arrematou mais uma: Rio de Janeiro. E também com a possibilidade real de ganhar no Amapá. Nessa capital ainda não foi realizada a eleição do segundo turno por conta do apagão que assolou o Estado.
E na Bahia?
“Novos ventos começam a soprar na Bahia”. A frase do prefeito de Salvador, cotado para ser candidato a governador em 2022, demonstra o entusiasmo que tomou contato do seu grupo político com as vitórias no segundo turno das eleições em Feira de Santana e Vitoria da Conquista.
Os novos e velhos carlistas não tem como não ficarem empolgados pois, por exemplo, tais fatores a seguir levam a essa euforia:
1 – Terem conquistados as três mais importantes cidades da Bahia;
2 – Desentendimentos recentes que estão ocorrendo entre os caciques do PSD Bahia (Otto Alencar e Angelo Coronel) e o governador Rui Costa. A estratégia de lançar vários candidatos da base a fim de concorrer com Bruno Reis abalou a importante aliança PSD-PT;
3 – O PT ainda não ter um nome definido para lançar na disputa contra ACM Neto em 2022.
Enfim, é ver o desenrolar dessa nova fase dos posicionamentos políticos na Bahia. Certo é que a campanha extraoficial para governador já está mais aquecida do que nunca.
Veremos…
Por / Tatiane Lena