Apesar da beleza, a coloração gera preocupação, já que é causada por partículas de poluentes suspensas na atmosfera.
Moradores de Salvador e outros municípios baianos que acordaram bem cedo nesta quarta-feira (16) foram presenteados com um céu alaranjado, por volta das 5h. A cor forte e diferente chama atenção pela beleza e indica predominância de sol forte nas próximas horas, mas também comprovam poluição excessiva na atmosfera.
Na capital, o fenômeno foi registrado em localidades como Cabula, Vila Laura, Mussurunga e Roma. Também ocorreu nas cidades de Santo Amaro, no recôncavo, e em Camaçari, na região metropolitana de Salvador.
Segundo o Climatempo, quando o céu está apresenta tons de rosa, laranja ou vermelho, significa que há muitas partículas de poluição suspensas na atmosfera, como poluentes de carros e indústrias.
O fenômeno é mais comum no amanhecer e no entardecer, durante o verão, porque a luz solar percorre um caminho mais longo na atmosfera e interage mais com essas partículas. No inverno, esse percurso costuma ser mais curto.
Ainda conforme o Climatempo, o amanhecer com céu vermelho sinaliza que o dia vai ser marcado por altas temperaturas. Em Salvador, há possibilidade de chuvas isoladas pela manhã, com abertura de sol mais forte à tarde. As temperaturas variam entre 24º e 30º graus.
Ao contrário da capital, moradores do oeste e sudoeste devem enfrentar chuva forte nas próximas horas. Em São Desidério, a chance de chuva é de 80% e em Guanambi, de 70%.
Também pode chover de forma mais intensa no extremo sul da Bahia, pois uma frente fria que causa estragos no Rio de Janeiro deve se deslocar para a região. Entre as cidades que devem ter índice pluviométrico relevante está Teixeira de Freitas.
No restante da Bahia, a prevalência é de sol e calor. O município de Cipó, na região nordeste, tem a temperatura mais elevada do estado: 47º graus, com sensação térmica de 40º.