
A derrota para o Cruzeiro por 2 a 1, de virada, na Arena Fonte Nova, pela 23ª rodada do Brasileirão, complicou os planos do Bahia na luta por uma vaga na Libertadores de 2026. Segundo cálculos do blog Gato Mestre, do ge.globo, as chances do Tricolor de garantir lugar na competição caíram de 75,51% para 57,39% após o tropeço desta segunda-feira (15).
Estacionado nos 36 pontos, o time baiano caiu para a quinta colocação, sendo ultrapassado pelo Mirassol, que chegou a 38 ao vencer o Grêmio por 1 a 0, no sábado (13). Com isso, as probabilidades da equipe paulista disputar a competição continental saltaram de 52,76% para 72,42%.
Invencibilidade quebrada
Além do impacto na tabela, o resultado marcou o fim da invencibilidade do Bahia como mandante nesta edição do Brasileirão. Até então, o Tricolor havia disputado 10 jogos na Fonte Nova, acumulando sete vitórias e três empates. Mesmo com a derrota, o clube segue entre os melhores desempenhos em casa, ocupando a terceira posição no ranking de mandantes, atrás do Flamengo e do próprio Cruzeiro.
Próximo desafio
O Bahia volta a campo no próximo sábado (20), às 16h, contra o Ceará, no Castelão, pela 24ª rodada. O Vozão ocupa a 11ª colocação, com 27 pontos, cinco a mais que a zona de rebaixamento.