Foi realizada na manhã desta terça-feira (04), a cerimônia para anúncio oficial da empresa chinesa de automóveis, BYD, ao estado da Bahia. A fábrica da marca será na antiga sede da produção da Ford no estado, localizada em Camaçari, região metropolitana de Salvador.
O evento realizado no famoso ponto turístico de Salvador, Farol da Barra, contou com a exposição de alguns modelos de automóveis da fabricante chinesa, quem passava por lá podia entrar para conhecer o interior dos veículos, muita gente aproveitou para ver os carros e posar para fotos.
Baianas recepcionavam quem chegava ao local e distribuíam as famosas fitas do Senhor do Bonfim, um grupo de capoeira se apresentou no espaço antes dos discursos serem iniciados. A abertura da cerimônia seguiu com apresentações culturais, contando com shows das bandas Afrocidade, Didá, Ilê Ayê e Olodum, que se juntaram realizando uma apresentação especial juntas com a música ‘Várias queixas’, do grupo Gilsons.
A presidente da BYD, Stella Li, em meio a seu discurso, afirmou estar confiante e com boas expectativas com esse investimento que está sendo feito em uma fábrica na Bahia, e que a tecnologia verde trará muitos benefícios e inovações para o estado.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), agradeceu a confiança dos executivos chineses ao investirem na Bahia, e contou que a frota produzida em solo baiano além de ser utilizado no estado e país, poderá ser importada para a América Latina e Europa. O gestor estadual também contou que caso não haja acordo na negociação com a Ford, a montadora chinesa terá sede em outro espaço na Bahia.
O investimento é de R$3 bilhões, e pode gerar cerca de 5 mil empregos novos no estado. Como parte dos incentivos a instalação da BYD, foi anunciada pelo governo a isenção do IPVA para os carros elétricos de até R$300 mil produzidos no território estadual.
Estiveram presentes na cerimônia autoridades políticas como o vice-governador Geraldo Júnior (MDB); o prefeito de Camaçari, Elinaldo; Adolfo Menezes, deputado estadual e presidente a Alba; vereadores; deputados; prefeitos de municípios baianos; executivos e representantes da BYD; além de populares e da imprensa que cobria o evento.
Texto e imagens: Eduarda Melo