Cirurgia de correção de escoliose em crianças pelo SUS passa a ser oferecida por hospital de Salvador

O Hospital Martagão Gesteira, localizado no bairro do Tororó, em Salvador, passou a oferecer a cirurgia de correção de escoliose em crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro procedimento cirúrgico deste tipo realizado na unidade foi na segunda-feira (20), em uma paciente de 16 anos.

Considerada de alta complexidade, a cirurgia é para corrigir a escoliose, um encurtamento da coluna, causado por uma curvatura lateral e rotação. É uma doença progressiva que, com o passar do tempo, pode comprimir o pulmão e, indiretamente, o coração.

Para pacientes com diagnóstico de escoliose e que necessitam de intervenção cirúrgica, a marcação pode ser feita por meio do telefone (71) 3041-3800 ou presencialmente no ambulatório do Hospital.

Primeira paciente

A jovem de 16 anos, que não teve a identidade divulgada, tinha um desvio de 56 graus na coluna. O hospital detalhou que a cirurgia foi na segunda-feira e durou cerca de seis horas.

Caso a adolescente não fosse submetida à cirurgia, a deformidade iria continuar progredindo durante a vida dela e com o tempo poderia ocorrer compressão do pulmão e do coração, dificultando a respiração e a qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui