Segundo especialista, redução da percepção de dor e do estresse e alívio dos sintomas de depressão são alguns dos benefícios gerados
Redução da percepção da dor, diminuição dos níveis de ansiedade e estresse e do sentimento de solidão, alívio dos sintomas de depressão e maior contato com a realidade (no caso de pacientes hospitalizados). Estes são alguns benefícios da adoção de animais no acompanhamento de pacientes em quimioterapia. Em Salvador, a clínica AMO adota a visita de dois cães da raça labrador. A prática teve que ser interrompida nas fases críticas da pandemia de Covid-19, mas já foi retomada.
“É gratificante ouvir os relatos dos benefícios emocionais e o quanto isso favorece o tratamento, principalmente durante a quimioterapia. Em quase três anos, contabilizamos 50 visitas e mais de 200 pacientes contemplados”, explica Graziela Brandão, gerente de Organização Assistencial da Clínica Amo.
A visita dos labradores é desenvolvida em parceria com o centro de especialidades em saúde e reabilitação domiciliar GNAP, . Os cães são mantidos em plena condição de saúde e treinados. A clínica relata que segue as diretrizes da Associação Internacional de Organizações de Interação Humano-Animal (IAHAIO).