Diplomação – É o ato que habilita os candidatos eleitos a exercerem seus mandatos.
O evento para diplomar os eleitos a governador, vice-governador, senador e deputados, foi iniciado no fim da tarde desta sexta-feira (16) no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, sendo finalizado por volta das 19h30.
Além da presença dos 107 políticos eleitos, a cerimônia contou com a presença de autoridades públicas, imprensa, figuras políticas e familiares dos diplomados.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Roberto Maynard, agradeceu o trabalho da imprensa durante o processo eleitoral, informando o povo baiano através de coberturas, e também se fez grato a todos os eleitores da Bahia que cumpriram o papel da cidadania sendo presentes nas urnas.
Maynard também qualificou como as eleições ocorreram em pleno êxito tendo sucesso em todo o estado, e pontuou o processo de auditoria, que contou com a presença de diversos órgãos governamentais, incluindo as Forças Armadas.
O governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), se comprometeu a anunciar um primeiro bloco do seu secretariado a partir desta segunda-feira (19), tendo o segundo bloco informado até sexta-feira (23), e espera divulgar todos os nomes que irão compor as secretárias até o dia 30 de dezembro.
O futuro governador ainda informou que pretende divulgar em breve não só o plano de 100 dias, mais sim as ações planejadas para os seus primeiros seis meses de governo.
Já o vice-governador eleito, Geraldo Júnior (MDB), quando perguntado se assumirá alguma secretaria, afirmou que foi eleito para governar ao lado de Jerônimo, e caso o governador eleito o chame para a tarefa de secretário, ele assumirá o posto com comprometimento.
Durante entrevista o senador reeleito Otto Alencar (PSD), ressaltou suas críticas a iniciativa privada e ao atual ministro da economia, Paulo Guedes. Otto também citou a volta do programa Minha Casa Minha Vida, pelo Governo Federal e que o programa Auxílio Brasil voltará a ser Bolsa Família.
Confira a ordem da diplomação:
- Governador;
- Vice-governador;
- Senador;
- Primeiro suplente do senado;
- Segundo suplente;
- Deputados Federais (39);
- Deputados Estaduais (63).
Ao ser chamado para receber o diploma, Jerônimo Rodrigues subiu ao palco acompanhado da esposa Tatiana Velloso, das irmãs Rita e Marta Rodrigues, de seu filho e do sogro.
Já o vice, Geraldo Júnior, estava acompanhado da esposa Adriana Rangel, do filho Mateus Ferreira, eleito como deputado estadual e do pai Geraldo Ferreira, conhecido politicamente na capital baiana como Super Geraldo.
Otto Alencar subiu juntamente com a esposa e seus três filhos, já seus dois suplentes Cláudio Terence e Hildinha Meneses, receberam os diplomas desacompanhados.
Em seguida foram diplomados os 39 deputados federais eleitos e os 63 estaduais, a ordem de chamada foi o número de votos elegíveis.
A diplomação dos deputados federais foi iniciada por Otto Alencar Filho (PSD), sendo o parlamentar mais votado, sendo sucedido por Elmar Nascimento (União Brasil) e Diego Coronel (PSD), assim dando continuidade de acordo com os números.
A deputada estadual mais votada Ivana Bastos (PSD), foi a primeira a receber o diploma por sua categoria, sendo seguida por Alex da Piatã (PSD), Adolfo Menezes (PSD), tendo a ordem seguida de acordo com a numeração de cada um.
A solenidade foi encerrada após a execução do hino da Bahia, seguida de um discurso do Presidente do TRE-BA, Desembargador Roberto Maynard Frank.
Lembrando que a diplomação é diferente de posse, os políticos eleitos serão empossados e começarão a desenvolver trabalho em seus cargos a partir de 1° de janeiro de 2023.
Texto perfeito!
Parabéns a profissional que conseguiu explicar em detalhes todo procedimento político.