Conheça o país onde você pode ser preso por ter cachorro ou gato

Parlamento pode aprovar em breve o projeto de lei de Proteção dos Direitos do Público contra os Animais

Imagine você ter seu cachorro ou gato apreendido pois são considerados“são impuros”? Ou você ser preso por criá-los? Essa pode ser a nova realidade no Irã. De acordo com a BBC, na capital, Teerã, a polícia anunciou que passear com cães em parques é crime. A proibição foi justificada como uma medida para “proteger a segurança do público”.

Segundo a reportagem, o Parlamento iraniano pode aprovar em breve o projeto de lei de Proteção dos Direitos do Público contra os Animais, que restringe a possibilidade de ter animais de estimação em geral.

De acordo com o projeto de lei, a posse de animais de estimação está sujeita a uma autorização emitida por uma comissão especial. Além disso, também é imposta uma multa mínima de cerca de US$ 800 (R$ 4,3 mil) para a “importação, compra e venda, transporte e manutenção” de vários animais, incluindo pets comuns, como gatos, tartarugas e coelhos.

O texto em análise pelo Parlamento não se destina apenas aos cães. Os gatos também estão incluídos em uma lista de animais — até crocodilos são mencionados. Isso apesar de o Irã ser o berço dos gatos persas, uma das raças mais famosas do mundo.

“Os debates em torno desse projeto de lei começaram há mais de uma década, quando um grupo de parlamentares iranianos tentou aprovar uma lei para confiscar todos os cães e entregá-los a zoológicos ou deixá-los em desertos. Ao longo dos anos, eles mudaram isso algumas vezes e até discutiram punição corporal para donos de cães. Mas o plano deles não chegou a lugar algum”, disse à BBC Payam Mohebi, presidente da Associação Veterinária do Irã e crítico da proposta.

De acordo com a reportagem, o Irã foi um dos primeiros países do Oriente Médio a aprovar leis de bem-estar animal, em 1948. E, o governo financiou a primeira instituição para melhorar os direitos dos animais. Até a antiga família real do país tinha cães como animais de estimação.

Contudo, a Revolução Islâmica de 1979, que derrubou o xá Mohammad Reza Pahlavi, mudou muitos aspectos da vida dos iranianos e seus cães. Os animais são considerados impuros pela tradição islâmica. Aos olhos do novo regime, os cães tornaram-se também um símbolo da “ocidentalização”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui