A Prefeitura Municipal de Salvador, em parceria com o Sebrae e a Fundação Gregório de Mattos (FGM), realizou, na última quinta-feira (17), dois encontros com empreendedores.
O objetivo da ação foi dar dicas de vendas para alavancar os negócios e apresentar o programa CredSalvador. As atividades aconteceram no Espaço Boca de Brasa do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no bairro de Valéria, e também no Subúrbio 360, em Coutos.
Intitulada “Investindo nas suas vendas com dicas de ouro”, a iniciativa contou com a presença de diversos pequenos e microempreendedores das regiões e ainda sanou dúvidas sobre o CredSalvador, programa de microcrédito para apoiar pequenos negócios do município.
“Entendemos que nem todos os pequenos negócios são atendidos pelo mercado bancário tradicional, e se forem atendidos, a taxa será alta. Pensando nisso, o CredSalvador foi criado no âmbito da pandemia pensando na recuperação da economia e em uma maneira de alavancar o negócio desses pequenos empreendedores”, disse o diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Franklin Silva.
A analista do Sebrae Regional Salvador, Adriana Pereira, falou sobre as dificuldades que alguns microempreendedores têm de alavancar as vendas. “Algumas vêm principalmente pela falta de recursos necessários para realizar compras em um bom preço e poder fazer a revenda com porcentagens de ganhos.
E é com essa ideia que o Sebrae, junto à Prefeitura e o CredSalvador, promoveu esse encontro, para dar essas orientações a eles”.
Mercado de trabalho – Há alguns anos trabalhando com vendas, o revendedor Geiner Eduardo Batista, de 38 anos, parabenizou a iniciativa. “Temos uma gama de pequenos empreendedores espalhados pela cidade, e muitos deles não têm acesso a créditos para alavancar os seus negócios, muito menos dicas de empreendedorismo. Então é extremamente essencial encontros como esse serem realizados”, opinou.
A cuidadora de idosos Vanusia Maria da Silva, de 58 anos, está afastada do mercado de trabalho há alguns anos e pretende retornar com um empreendimento. “Eu tenho planejado bastante retornar ao mercado de trabalho.
Apesar de ser cuidadora de idosos, sempre trabalhei minha vida toda com vendas. O CredSalvador irá me dar um suporte muito necessário agora” explicou.
Como solicitar – Para solicitar o crédito e ser um beneficiário do programa, o solicitante precisa ter um negócio ativo em Salvador, ter uma conta Pessoa Jurídica (PJ) e ter os dados comprovados em dia. As inscrições devem ser feitas no site www.credsalvador.nexoos.com.br .
Após a realização do cadastro e efetivação da inscrição, o indivíduo deverá assistir a dois vídeos sobre capacitação empresarial de empreendedorismo e finanças, fazer uma prova sobre conhecimentos básicos e preencher o cadastro com os dados do solicitante para análise de crédito.
O CredSalvador dispõe de crédito que varia de R$500 a R$15 mil, com taxas de 0,5% ao mês, e pagamentos em até 24 meses e com carência — o creditado tem prazo de três a seis meses para iniciar o pagamento. Podem solicitar o crédito, micro e pequenos empreendedores, além de autônomos e informais.