Crianças são estimuladas a identificar casos de abuso através da música

Mortalidade infantil cai no Brasil.

O samba como ferramenta para conscientização acerca da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes foi o mote de uma visita guiada ao Museu Afro-Brasileiro, no Terreiro de Jesus, promovida pela Fundação Gregório de Mattos para 24 alunos de escolas de Salvador. O evento Samba de Roda do Respeito foi realizado na manhã desta última terça-feira (16) e faz parte da campanha Maio Laranja, coordenada na cidade pela Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e com participação da Casa Civil. 

De acordo com Rafaela Lopes, bibliotecária da FGM, essa é uma forma lúdica de apresentar o tema exploração sexual para as crianças, além de ensiná-las a identificar possíveis casos de abuso. “Através do Samba do Respeito, por exemplo, cantamos paródias de músicas atualmente conhecidas, trazidas para o tema da exploração sexual, mostrando para elas o que pode e o que não pode”, explicou. 

Além de ter a possibilidade de conhecer o museu, Nicole Prates, de 10 anos, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, disse ter gostado de conversar sobre temas como “Meu corpo, minhas regras”, tratados durante a atividade. “Muitas coisas faladas aqui eu já sabia, como as partes que não podem ser tocadas no nosso corpo. Meus pais me ensinaram, mas é bom relembrar”, contou. 

Nesta quarta-feira (17) a visitação acontecerá na Casa do Carnaval, localizada na Praça da Sé, a partir das 9h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui