Duas empresas que prestam serviço no transporte metropolitano de Salvador anunciaram a suspensão de algumas linhas e o cumprimento de aviso prévio dos rodoviários contratados. A situação expõe uma crise no sistema, que transporta mais de 3 milhões de pessoas mensalmente e convive com constantes reclamações de passageiros.
Demissões
Conforme informações do Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos, 1.520 funcionários serão afetados direta e indiretamente com o fim das operações das empresas Costa Verde e Avanço. Eles já cumprem aviso prévio.
Fim das linhas
Durante uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Metropolitano (Sindimetro), na sexta-feira (5), a empresa Avanço Transportes, responsável pela operação de linhas metropolitanas que atendem as cidades de Madre de Deus, Candeias, Camaçari e Lauro de Freitas, informou que vai entregar as linhas no dia 14 de abril.
Confira abaixo as linhas da Avanço Transportes que, conforme o anúncio, estão previstas para saírem de operação:
- A800 – Camaçari x Águas Claras (via BA-093)
- A0812 – Camaçari x Simões Filho
- A0813 – Candeias x Simões Filho
- A814A – Camaçari x Águas Claras (via Parafuso)
- A0834 – Madre de Deus/Candeias x Lauro de Freitas
- A0835 – Distrito de Passé (Candeias) x Calçada
- A0903A – Candeias x Outlet Premium (via Simões Filho)
- 874A – Simões Filho x Lauro de Freitas
- 811.URB – Candeias x São Francisco do Conde
Também em reunião com o órgão, na sexta, a empresa Costa Verde anunciou que não irá mais prestar os serviços com linhas que atendem Lauro de Freitas e Salvador depois de 26 anos de operação, a partir do dia 2 de maio.
Veja abaixo as linhas da empresa Costa Verde que, conforme o anúncio, estão previstas para deixar de operar:
- 846 – Lauro de Freitas – Lapa (via Avenida Centenário)
- 860 – Portão – Terminal Pituaçu (via Avenida Pinto de Aguiar)
- 841 – Vilas do Atlântico – Campo Grande (via orla)
Justificativas
As empresas alegam que para tomar a decisão pela suspensão das linhas levaram em consideração os seguintes pontos:
👉 dificuldade financeira
👉 concorrência com o transporte clandestino
👉 alto custo com pedágio e peças para manutenção de veículos
👉 falta de licitação do transporte metropolitano