Cúpula da China, Japão e Coreia do Sul discute desnuclearização da Coreia do Norte

Cúpula da China, Japão e Coreia do Sul discute desnuclearização da Coreia do Norte

A cúpula trilateral, reunindo representantes da China, Japão e Coreia do Sul, que aconteceu no domingo (26) e nesta segunda-feira (27), marca “um novo começo” na relação entre esses países, segundo o primeiro-ministro chinês, Li Qiang.

Esta é a primeira reunião dos três países em mais de quatro anos, no momento em que Coreia do Sul e Japão aprofundam parceria de segurança com os Estados Unidos, que mantém uma relação tensa com a China. Para Pequim, as ações de Washington para fortalecer as relações com Seul e Tóquio podem alimentar confrontos na região.

Na abertura do encontro, o premiê chinês apelou à retomada da abrangente cooperação entre as potências econômicas do Leste Asiático. Ainda durante a reunião, Li pediu que as partes evitem ações que possam complicar a situação da Península Coreana, já que a China é aliada militar da Coreia do Norte junto com a Rússia, e pediu o alívio das sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) para o país.

Sobre o tema, o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, apelaram a Pyongyang para não realizar o lançamento de um foguete que transporta um satélite espacial, que, segundo eles, utiliza tecnologia de mísseis balísticos proibida pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui