Noções de prevenção à violência, primeiros socorros e combate às chamas entre outros conteúdos relacionados à Segurança Pública são abordados na capacitação de 100 profissionais da região da Barra, Graça e Vitória, áreas de atuação da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar, no Curso de Vigilância Participativa promovido pela unidade.
Voltada para vigilantes, porteiros, síndicos e administradores, a capacitação visa a preparar esses profissionais para identificação de situações suspeitas, bem como para pronta ação em casos específicos, como primeiros socorros, combate e prevenção inicial às chamas, entre outras situações.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, participou da abertura do curso, que também contou com representantes das associações de moradores dos bairros da Graça, Barra e Vitória. Segundo ele, os profissionais que atuam na região podem contribuir muito para a atuação policial, tanto na identificação de situações suspeitas e acionamento das guarnições, como também através das denúncias via 181.
“Essa aproximação é essencial. Vocês são grandes aliados, atuam com o mesmo propósito que nós policiais, o de garantir tranquilidade e a segurança, cada um dentro da sua atribuição. Por isso esse curso visa a deixá-los ainda mais capacitados para a o cumprimento dessa missão”, declarou o titular da SSP, na abertura da capacitação.
Presidente da Associação de Moradores para a Segurança da Vitória e também moradora do bairro, Lina Rosa destacou a importância da ação conjunta no combate ao crime.
“É muito importante esse engajamento. Os moradores precisam e querem ajudar a polícia e a polícia tem que fazer a sua parte com o apoio da Secretaria de Segurança, por isso considero de grande importância a presença do secretário aqui hoje”, opinou Lina, ao citar outras iniciativas integradas para a prevenção de crimes.
Também estiveram presentes na abertura do curso as presidente e vice-presidente da Associação de Moradores da Graça, Milena Ferraz e Manuela Koch, respectivamente.
O comandante da 11ª CIPM, major Uildnei Rocha, comemorou a adesão dos profissionais em mais uma edição do curso, que superou as expectativas e extrapolou o número de vagas oferecidas, que inicialmente eram apenas 60.