De papo com o Psicólogo Daniel Portela; “A importância do riso”

O vírus venceu mais uma. Levou o ator Paulo Gustavo. Pela primeira vez ele despertou a tristeza de milhões de pessoas. Um ser humano que já trouxe tantos sorrisos…

“O bom humor é essencial, o que nos salva. No minuto em que surge, toda nossa irritação e ressentimento somem, cedendo lugar a um espírito radiante.” Citação de Mark Twain, um romancista e humorista americano.

Ele entendeu tudo!

Rir é um superpoder. Quem leva a vida o tempo inteiro a sério vive beirando o precipício. Os que nutrem pensamentos mais positivos em suas mentes conseguem encarar com bom ânimo até os maiores desafios.

O que resulta do humor positivo é impressionante. Ele diminui o cortisol (hormônio do estresse), aumenta a dopamina (neurotransmissor que regula as nossas emoções) e a serotonina (mais um neurotransmissor responsável pelo prazer). Quanto mais praticamos a “risoterapia”, mais saudáveis ficamos.

Não é possível cultivar a sensação de felicidade o tempo inteiro, mas dá para decidir enxergar o lado divertido de algumas situações que acontecem. Favorecer o riso promove bem-estar. No sentindo inverso, o humor negativo pode ser letal…

Abrir o caminho para a alegria é uma decisão. Descomplique! A sua saúde mental agradece!

Psicólogo

Daniel Portela

CRP-20/06476

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui