
O Deputado Laerte do Vando (PSC) emitiu uma nota manifestando apoio a causa da luta dos profissionais de saúde pelo piso salarial nacional.
No informe, ele afirma que é justa e legítima reivindicação da aplicabilidade da Lei Nº 14.434, DE 4 DE AGOSTO DE 2022 – piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira-, isso porque é fundamental avançar na garantia de direitos sociais e trabalhistas do conjunto dos trabalhadores do Brasil. E, em se tratando do segmento profissional da enfermagem, que se constituiu na força de trabalho mais extensa do setor da saúde, o direito a uma justa remuneração é bandeira de luta de todos nós e eu enquanto Deputado estarei na Assembleia Legislativa defendendo arduamente esse segmento.
E continua dizendo que: sem uma jornada de trabalho regulamentada e piso salarial constituído, referida categoria possui aproximadamente 2,4 milhões de profissionais que representam mais da metade dos profissionais de saúde do Brasil, e sofre há décadas com carga horária excessiva, baixos salários e discrepância entre as remunerações praticados pelo país afora.
Portanto, concluiu: diante da necessidade de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que no dia a dia demonstram a sua essencialidade na linha de frente no combate a pandemia causada pelo Covid-19, e demais enfermidades que assolam a população. Assim, pelo Piso Salarial Nacional da Enfermagem, lutamos juntos.