Nesta quarta-feira (1º), os 63 deputados estaduais eleitos na Bahia tomam posse de seus mandatos, às 14h30, em sessão preparatória da 20ª Legislatura dirigida pelo deputado Adolfo Menezes (PSD).
Será uma sessão de trabalho de rito simples. Onde todos serão chamados em ordem alfabética, a prestar o juramento preconizado pela Constituição Estadual, com a chamada dos ausentes, caso necessário.
O governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participará da ocasião.
O governador irá ocupar a cadeira à direita do presidente Adolfo Menezes e será a única autoridade com acesso ao plenário, pois se trata de uma sessão formal de trabalho e não terá poltronas adicionais no local, apenas os assentos ocupados pelos parlamentares.
O primeiro parlamentar eleito a prestar o juramento – “prometo cumprir fielmente a Constituição Federal e a Constituição Estadual, promover o bem-estar geral do Estado e observar suas leis” – será o deputado Adolfo Menezes.
Em seguida, o secretário dos trabalhos fará a chamada dos demais parlamentares, que irão a um dos microfones colocados diante da Mesa confirmar o juramento com a expressão: “Assim o prometo”.
O presidente Adolfo Menezes então declara que todos estão empossados e convoca uma segunda sessão preparatória para a eleição e posse dos integrantes da Mesa Diretora para o biênio 2023/2025, que ocorre em seguida.