Desmatamento: Bahia registra queda de 50% no cerrado

Desmatamento: Bahia registra queda de 50% no cerrado
Foto: Tiago Junior/Ascom Inema

O estado da Bahia registrou uma redução significativa de 52,4% no desmatamento do bioma cerrado, conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são referentes ao período entre agosto de 2023 e julho de 2024. 

O resultado é fruto da eficiência das ações de fiscalização e combate ao desmatamento ilegal, coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio estratégico da Polícia Militar Ambiental da Bahia, conforme o governo do estado. 

Durante 11 meses, foram realizadas sete grandes operações, além de diversas ações pontuais desencadeadas por denúncias. As operações abrangeram 54 municípios, ressaltando o compromisso do estado com a preservação de seu patrimônio natural e destacando a eficiência das estratégias adotadas para conter a degradação ambiental na região.

As fiscalizações intensivas são parte do programa Pacto pelo Cerrado, uma política pública voltada para a implementação de ações prioritárias que visam à redução do desmatamento ilegal e à promoção do desenvolvimento sustentável. “O programa, que se estende de 2023 a 2027, alinha diretamente as operações de fiscalização aos seus objetivos de governabilidade e sustentabilidade”, explicou Eduardo Mendonça Sodré Martins, secretário da Sema.

Dentre as ações, destaca-se a Operação Mata do Guará, que auxiliou na redução do desmatamento ilegal em propriedades rurais, realizada em 2023 e repetida este ano, abrangendo 18 municípios. Tecnologias de sensoriamento remoto, como drones e imagens de satélite, apoiadas por softwares especializados, foram empregadas para identificar irregularidades, como sinais de queima de vegetação e o corte ilegal de pequizeiros, uma espécie frutífera típica do Cerrado.

Outros exemplos, são a Operação São Longuinho, que em 2023 fiscalizou municípios como Jaborandi e Correntina, e a Operação Carvoaria, focada no combate à produção ilegal de carvão vegetal em Riacho de Santana. A Operação de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) foi feita em 10 cidades da Bacia do Rio São Francisco para proteger os recursos hídricos e a biodiversidade local.

Para denunciar crimes ambientais como desmatamento e produção ilegal de carvão, é necessário entrar em contato com o Disque Denúncia do Inema, pelo número: 0800-071-1400 ou enviar um e-mail para: [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui