Em uma ação transversal, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) promoveu nos dias 11 e 12 (segunda e terça-feira) o “Curso de Fiscalização de Veículos Automotores com GNV”. O evento contou com a participação de agentes envolvidos nas fiscalizações como as superintendências municipais de trânsito, as polícias Militar e Civil, a Bahiagás e o Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade).
As atividades ocorreram em dois momentos, o primeiro teórico e o segundo prático (com blitzes). A partir de agora, nas abordagens, além de conferir os documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento do veículo (CRLV-e), os agentes também vão reforçar a verificação para saber se os automóveis possuem o Gás Natural Veicular (GNV) e a regularidade desses equipamentos junto aos órgãos necessários.
Segundo o coordenador de segurança e educação para o trânsito do departamento, Smith Neto, esse procedimento garante a segurança viária de motoristas e pedestres. “Só em 2023 tivemos 6 sinistros com veículos que possuíam GNV, mas não estavam regularizados, tanto na documentação como na inspeção anual do Ibametro. Os agentes vão verificar todos os itens abordados no curso de capacitação”, enfatizou Neto.
Os proprietários que pretendem utilizar o GNV devem procurar o Detran-BA para realizar a mudança de característica do veículo, além de anualmente passar pela inspeção. A emissão do licenciamento do veículo depende da regulamentação de todas as taxas e do selo emitido pelo Ibametro.