A partir desta terça-feira (13) o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), promove o evento “Corrente do Amor – Cejusc [Centros de Conciliação] Pai Presente”, que tem como objetivo o reconhecimento de paternidade de forma gratuita. A ação segue até a próxima sexta-feira (16) e será realizada das 9h às 16h30, na sede do Laboratório Biocroma, no Rio Vermelho, em Salvador.
Na ocasião, serão coletados materiais genéticos para os exames de Investigação de Paternidade (DNA). As famílias interessadas em participar do projeto, cujo viés tem como público-alvo a população carente de Salvador e região, deverão entrar em contato pelos telefones (71) 3372-5167 / 0800 284 2252 ou pelo WhatsApp (71) 98167-4922.
Campanha Pai Presente
No dia 27 de julho, o Nupemec participou, juntamente com o projeto Pai Presente, do Mutirão Feira de Saúde e Cidadania, realizado em parceria com o Centro Comunitário Batista Clériston Andrade (Cecom), na capital baiana. Durante a ação, houve uma palestra sobre o funcionamento do programa Pai Presente e 15 atendimentos, sendo 10 de orientação jurídica, 3 encaminhamentos para mediação em unidades dos Cejuscs mais próximas e 2 agendamentos de DNA feitos pelo aplicativo WhatsApp do Cejusc Pai Presente.
O projeto Pai Presente, coordenado pela Juíza Lídia Izabella Gonçalves de Carvalho Lopes, é uma parceria do Cejusc com a Prefeitura de Salvador que permite o reconhecimento tardio de paternidade de forma gratuita e voluntária, sem a necessidade de processo judicial. A coleta do exame de DNA é realizada no local, com os resultados disponíveis em até 45 dias.