Dois Leões: Reforma destrói os icônicos 2 leões do Largo do bairro

Dois Leões: Reforma destrói os icônicos 2 leões do Largo do bairro
Foto: James Martins / Metropress

O Largo dos 2 Leões, em Salvador, na região da Baixa de Quintas, não foi batizado com esse nome por acaso. Ele se deve aos dois leões de louça instalados no pórtico de entrada de um casarão e que acabaram se tornando uma referência tão importante que até nomearam o local. Mesmo após a construção original ser substituída por um moderno edifício onde funcionou, até 2018, o Colégio Estadual Leopoldo dos Reis, os leões permaneceram em seu lugar.

No entanto, após a reforma recente, destinada a instalar ali o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (SALVAR), destruiu além das pilastras, também os dois leões, que agora são apenas lenda. “É uma pena, pois reforça a nossa falta de cuidado e compromisso com nossa própria memória. Uma cidade que fala tanto em tradição, mas não cuida. A verdade é que a maioria das pessoas (e pelo visto também os poderes públicos) não sabe a origem do nome e que o objeto que legou essa origem estava ali, vivo, dando significado à experiência urbana”, diz a socióloga Jaiana Meneses, em conversa com o site Metro1. 

No acervo do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan) há registros fotográficos, de autoria de Edgard Antunes, datados de 1945, mostrando a “casa dos dois leões”. O órgão, porém, que se destaca por uma atuação omissa em relação a Salvador, não teve a iniciativa de tombar e preservar os leões de louça ora devastados por mais um muro insalubre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui