Chegamos em 2024 e uma das expectativas para esse ano são as eleições para prefeitos e vereadores em todo o Brasil.
Salvador, em especial, o anúncio da tão esperada definição do pré-candidato da oposição deixou o cenário bem interessante para a concorrência.
De um lado, temos o atual prefeito Bruno Reis que é o natural pré-candidato a reeleição. E começa o ano muito bem posicionado. Em uma Pesquisa divulgada pela Atlas Intel, no domingo (31.dez.2023) mostra o atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) liderando a corrida pela Prefeitura de Salvador, com 51,9% das intenções de voto.
De outro lado, temos o maior vencedor do último pleito eleitoral: Geraldo Júnior, não só se tornou vice-governador, em 2022, como também conseguiu eleger como Deputado Estadual, no mesmo ano, o filho, Mateus “de Geraldinho”. E para coroar os excelentes dois últimos anos, conseguiu se viabilizar como o principal nome da oposição. Na mesma pesquisa de boa avaliação de Reis, apareceu com 12% das intenções de voto.
Feito a devida contextualização, vamos ao ponto que destacamos no título da matéria que é a dificuldade de narrativas para enfrentar o atual prefeito.
Campanha política tem inúmeras nuances. Duas delas são bem relevantes; critica e proposta.
Quem quer assumir a cadeira precisa de uma forma ou de outra apontar o que está errado e o que faria se estivesse no lugar do outro. É assim na maioria das democracias.
Aí que está o problema para a comunicação dos adversários.
O prefeito Bruno Reis tem desenvolvido um mandato com poucos temas de questionamentos da oposição nas áreas sociais mais relevantes de competência municipal.
Vejamos alguns exemplos de tal afirmativa:
Educação: dezenas de escolas já foram construídas e inauguradas, outras em processo de construção. Segundo o prefeito, até o final do mandato serão 50 novas escolas entregues em alto padrão. São escolas inclusivas, climatizadas, com quadra poliesportivas e outros equipamentos que não deve em nada para qualquer escola particular da cidade. Mas não são só equipamentos escolares, são também estrutura para as crianças como o anunciado kit escolar completo em 2024.
Saúde: A Prefeitura de Salvador deu início, em novembro de 2023, à construção do Hospital Maternidade e da Criança (HMC), na Federação. De acordo com as informações da prefeitura: a unidade vai ampliar e qualificar a atenção à mulher no pré-natal, parto e puerpério e ao recém-nascido. O investimento da obra será de R$ 76 milhões.
O hospital terá área de 12 mil metros quadrados e contará com oito andares, além de térreo e subsolo. A nova estrutura terá 200 leitos, entre clínicos e de UTI. Um prédio anexo vai dispor de auditório, hospital escola, administração, farmácia e almoxarifado. Além disso, o programa sáude nos bairros, sob a responsabilidade da vice-prefeita e secretaria de saúde Ana Paula Matos, facilitou o acesso da população de diversos bairros a uma gama de procedimentos, incluindo exames e consultas especializadas no ano de 2023. E que segundo Ana Paula continuará neste ano.
Infraestrutura: Pode-se dizer que essa é uma marca da atual gestão, são inúmeras obras pela cidade de mobilidade, saneamento… Ainda esse ano, começará a construção de uma Arena Esportiva com capacidade para 12 mil pessoas que sediará eventos esportivos e shows nacionais e internacionais.
Ação Social. A ação social e o esporte, até o momento, fazem parte de uma mesma pasta que é administrada pelo secretário Junior Magalhães. Ele, tanto no esporte, quanto na ação social realiza um trabalho técnico e bem consolidado como a criação de mais restaurantes populares, melhorias nos atendimentos do CadÙnico (zerou a fila de atendimentos). Outro trabalho relevante, coordenado pelo secretário, é a criação do programa Vida Nova. O programa é um marco no Brasil no que se refere ao atendimento dos moradores de rua. Através de um censo realizado, recentemente, pode-se perceber todos os aspectos relacionados a problemática dos moradores de rua da cidade. E a prefeitura, elaborou diversas ações englobando todos esses aspectos.
Na parte esportiva; já foram realizados eventos que contempla diversas modalidades esportivas como a Virada Esportiva, em 2023, e também a criação do bolsa Atleta Municipal.
Causa Animal: Será inaugurado, entre janeiro e fevereiro, o hospital público municipal nas imediações do Estádio Manoel Barradas. Essa informação por si só é uma grande ação sobre o tema.
O intuito da reflexão não é ficar discorrendo sobre todos os detalhes positivos das ações da prefeitura capitaneada por Bruno Reis. Com certeza, a oposição vai achar temas sensíveis para debater a cidade. Afinal, nenhum gestor é perfeito. Mas acredito que ficou bem claro que a tarefa será árdua para qualquer adversário político concorrer com Bruno Reis.
Veremos!!
Por / Tatiane Lena
Coluna VEREMOS. Semanalmente uma reflexão política