As eleições que ocorreram neste domingo (2) alcançaram recordes de número em todo o Brasil, e o cenário não foi diferente na Bahia. 8.874.841 baianos foram às urnas votar, o número equivale a 78,65% do total do eleitorado na Bahia. A quantidade foi considerada um “universo de pessoas grandioso” pelo presidente do TRE-BA, Roberto Maynard Frank, em entrevista à Rádio Metrópole nesta segunda-feira (3).
Também foram mobilizados nesta eleição mais de 130 mil mesários em cerca de 9 mil locais de votação em todo o estado. Mesmo com tudo ocorrendo tranquilamente durante as eleições, as filas geraram transtornos aos eleitores em diversas localidades.
O presidente do TRE pediu desculpas pela situação, mas explicou que elas se deram por um conjunto de situações. O principal foi o comparecimento expressivo de eleitores, que ele descreveu como “um motivo de alegria apesar das grandes filas”. Além disso, essa foi uma eleição com formatação híbrida, “com votantes biometrizados, não biometrizados e aqueles que fizeram biometria em outros órgãos e precisaram ser validados e conferidos no momento da votação. Isso acabou fazendo com que o processo demorasse um pouco mais”, explicou Roberto Maynard.