O home equity é uma operação de crédito com garantias reais, bastante comum no exterior. Funciona da seguinte maneira: ao aceitar como garantia o que normalmente constitui o maior patrimônio de uma família (o imóvel próprio), um banco tem condições de conceder empréstimos de altos valores com taxas bastante reduzidas, essas operações contam com a presença de garantia de algum imóvel próprio ou financiado.
O bem pode ser leiloado quando o tomador do empréstimo se torna inadimplente, permitindo à instituição financeira recuperar o crédito. A tomada do empréstimo pode ser por qualquer Pessoa Física ou Jurídica que possua um imóvel próprio.
O solicitante deve procurar alguma instituição financeira, como a Caixa Econômica Federal ou no seu Banco de relacionamento, outro canal de solicitação do crédito são as Fintechs ( Banco Digitais), nelas todo o processo é feito de forma digital e de forma muito ágil.
As taxas e prazos dessa modalidade de empréstimo são as melhores do mercado, alem disso, você pode pedir seu empréstimo de até 60% do valor do seu imóvel, sem precisar vender ou sair dele.
Em contra partida há a possibilidade de perda do bem em garantia, se não houver pagamento das prestações, normalmente depois da 4° prestação em atraso, há a judicialização para execução da dívida.
Há uma grande dúvida entre os mutuários com financiamento ativo, se eles podem tomar empréstimo nessa modalidade. E a resposta é sim, nesse caso, é oferecido como alternativa o chamado Interveniente Quitante (quitação do saldo devedor), desde que o saldo devedor somado ao valor que você deseja não ultrapasse 60% do valor do imóvel.
O crédito deve ser utilizado com INTELIGÊNCIA, veja que o tomador do crédito recebe dinheiro vivo para empregar como quiser. Poderá fazer bom uso dos recursos, como quitar dívidas com juros maiores, abrir um negócio ou fazer investimentos seguros, mas poderá também ceder aos impulsos de trocar o carro, fazer viagens, comprar bens de consumo não essenciais, comprometendo seu imóvel sem necessariamente aumentar seu patrimônio ou estabilizar sua situação financeira.
Embora exista no pais há bastante tempo, o Home Equity ainda é inexpressivo, com um estoque de 11 bilhões de reais.
O Presidente do Banco Central do brasil , Roberto Campos Neto, avalia que chegou a hora desse tipo de empréstimo deslanchar, a meta do BC a longo prazo gerar um volume de empréstimos de 500 bilhões reais a exemplo do que já acontece em mercados mais maduros.
O grande motor do crédito no mundo desenvolvido é o Home Equity e, com a queda da taxa de juros no Brasil para os níveis atuais (Selic 2,0%), o aumento desse tipo de empréstimo será popularizado no Brasil.
No crédito pessoal, por exemplo, os bancos cobram juros ao redor de 80% ao ano, segundo dados mais recentes do Banco Central. Com a garantia do imóvel os juros cai para uma faixa de 7% a 12% ao ano.
Diante do juros absurdos que imperam no Brasil nas diversas modalidades de empréstimos o Home Equity é uma boa opção, principalmente, para empresários que querem trocar dividas caras por uma com juros baixos e com um prazo longo para quitar.
Colaborador: JR Consultoria – Contato: (71)99943-5881 site: www.jrgestaoeconsultoria.com.br
Gostaria cm de saber se caso queira quitar antecipa
Bom dia Joel.
O empréstimo pode ser quitado antecipadamente.
Lembrando que o Home Equity é uma excelente oportunidade para trocar uma dívida com juros muito alto, por outra com juros baixo.
Siga nosso Instagram, @jrgestaoeconsultoria, e receba mais dica de finanças!