A escultura de Mãe Stella de Oxóssi, instalada na avenida que leva o nome da yalorixá, deve retornar para seu local de origem na próxima semana. A informação foi confirmada pelo prefeito Bruno Reis (União) nas redes sociais.
“A estátua de Mãe Stella de Oxóssi passou por uma recuperação completa e está pronta. Na segunda semana de agosto, estaremos vivendo a programação da Flipelô 2023, onde a ialorixá é a homenageada esse ano, e também vamos entregar a estátua novamente para a cidade”, afirmou o prefeito.
O monumento foi destruído por um incêndio em dezembro do ano passado. Desde então, a obra criada pelo escultor Tatti Moreno está incompleta. Originalmente ela é composta por uma imagem de Mãe Stella e uma estátua de Oxóssi, mas desde o incêndio a instalação conta apenas com a estrutura em homenagem ao orixá
A nova escultura foi feita pelo ateliê de Tatti Moreno, que agora é comandado pelos filhos dele, André e Gustavo Moreno. Inicialmente a Fundação Gregório de Mattos (FGM), responsável pela substituição da imagem, estimava que até junho a nova estatua seria instalada. De acordo com a FGM, o atraso aconteceu por conta de problemas na documentação do artista que fará a obra.
Na época do incêndio, foi levantada a hipótese de vandalismo motivado por intolerância religiosa. A escultura foi periciada e retirada do local no mesmo dia, mas o inquérito da Polícia Civil não conseguiu apontar a autoria ou origem do fogo. Ainda assim, o inquérito foi enviado para o Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Com informações do site Metro1