Entrevista com pré-candidato a vereador de Salvador: André Fraga

Andre Fraga

A pauta sobre o meio ambiente deve ser permanente, inclusive na política. E isso que apreendemos através das palavras do entrevistado de hoje.

Andre Fraga
André Fraga

André Fraga é bem provável que seja o pré-candidato a vereador que mais tem falado com propriedade da questão ambiental em nossa cidade. Isso é fácil de perceber através do seu trabalho em redes sociais. Com a experiência   de secretário na gestão do prefeito ACM Neto e o seu trabalho de interação social, o caminho está sendo bem trilhado rumo a vereança.

Vejamos a entrevista:                                                                    

1 – Quem é o André Fraga   que Salvador, em geral, ainda não conhece?

Digo que sou um soteropolitano que nasceu no rio por acaso. Gosto de cozinhar, ler, jardinar e pedalar! São meus quatro verbos básicos! Me graduei em Engenharia Ambiental, hoje faço Doutorado na Faculdade de Medicina da USP e nunca parei de estudar. Acredito na força da educação para transformar realidades. Faço parte do Partido Verde há muitos anos e integro redes de renovação Política como RAPS e Renova BR. Fui Secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador nos últimos 6 anos.

Lá pude liderar projetos como a reforma do parque da cidade e do Jardim Botânico, a criação do Parque dos Ventos e do Parque Pedra de Xangô. A oficialização do Parque Marinho da Barra e do Parque Encantado. O desenvolvimento de projetos como o Para Praia, a Bandeira Azul, o IPTU Verde, IPTU Amarelo e a Outorga Verde. A nova sede da SECIS no comércio, o plantio de arvores em toda a cidade, a implementação de mais de 50 hortas urbanas entre tantos outros projetos.

2 – Agora sua visão de política: ideologia, partido que será candidato e por quê?

Acredito, e batalho para que o meio ambiente seja encarado como nosso principal potencial transformador. A sustentabilidade precisa ser mais compreendida em seu conceito que integra economia, social e ambiental. É falar de pessoas. Sou filiado ao Partido Verde e senti a necessidade de me candidatar para defender a bandeira do meio Ambiente, da Educação e do Empreendedorismo aliado a Inovação. São minhas bandeiras. Por elas decidi me candidatar.

3 – Sabemos que muitos candidatos têm vários projetos e ideias para quando for eleito realizar. Entretanto, queremos saber apenas qual o seu principal projeto?

Teremos um aplicativo onde o eleitor poderá acompanhar o dia a dia do vereador. Vamos acabar com essa história de o vereador só falar com o eleitor de 4 em 4 anos. Nesse aplicativo, o eleitor terá acesso a todas as informações do mandato de forma transparente e fácil, e poderá participar de forma mais ativa!

4 – Se você fosse vereador de Salvador atualmente. Como iria se posicionar em relação a questão da pandemia de covid-19?

Destinaria toda as minhas emendas para o combate à pandemia e defenderia uma retomada verde da economia, investindo em mais bikes para mobilidade, energia solar, e saneamento.

5 – Como você analisa o cenário político municipal?

ACM Neto é um grande prefeito. Do tempo que vivo aqui, não tenho dificuldades em dizer que é o melhor. Encontrou uma prefeitura falida, organizou a casa em plena crise que se arrasta no Brasil desde 2013, não esqueçamos disso. Um nível de investimento nunca visto na nossa história e uma aprovação recorde. Além disso conseguiu atender todas as áreas da cidade!

6 – Você representa que segmento e ou bairros principalmente? Nesse contexto, que experiência foram agregadas para exercer, caso seja eleito, a função de vereador?

Penso que todos que acreditam na força do meio ambiente  e no poder de transformação da educação são nossos aliados nessa missão! Acredito que minha experiencia como secretário me deu conhecimento sobre nossa cidade para além do meu bairro e bandeiras, em que pese elas sejam formas reais de melhoria das nossas condições, gerando emprego e renda.

7 – O que você gostaria de acrescentar que não foi perguntando na entrevista?

Dizer que sustentabilidade não é meio ambiente. É falar de gente. De gerar emprego, ajudar pequenos negócios e trabalho. É melhorar as condições das comunidades, tirando o esgoto a céu aberto e tendo mais áreas de lazer. É levar educação que transforme a vida dos jovens. É falar de saúde que melhora nossa vida. É falar de qualidade de vida, especialmente para os mais pobres! Quem quiser conhecer um pouco mais acessa www.andrefraga.com

Leia também as entrevistas anteriores:

Sandro Bahiense – Darlan Dorea – Bruno Ceuta – Débora Santana – Adjaneara – Ricardo Galvão – Ary Passos – Marcos Nogueira – Taiana Leal – Capitão TadeuLaina Crisóstomo, Cleide Coutinho e Gleide Davis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui