
A política surgiu na Grécia, aproximadamente no século VI a.c. Nesse período, o homem grego começou a passagem da consciência mítica para a atitude filosófica. Dessa época, que advém a palavra verea, originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem dessa palavra, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos para o povo.
Daí percebemos a importância de fazer a escolha correta daqueles que vão conduzir “nossos caminhos”. Não se engane eleitor. Você é a parte essencial no processo democrático de escolha dos nossos representantes que vão guiar nossos caminhos por 4 anos. Portanto, avalie bem cada nome colocado a sua disposição nas próximas eleições.

Dessa maneira, seguindo nossa série de apresentações de alguns pré-candidatos a vereador de Salvador, apresentamos a pré-candidata Taiana Leal. Ela é líder, na capital, de um importante partido do Brasil. Além disso, defensora ferrenha, inclusive com atuações de destaque, da prática de variedades de modalidades esportivas. Taiana Leal é mais uma mulher que demonstra a força da presença feminina na política baiana.
1 – Quem é a Taiana Leal que Salvador, em geral, ainda não conhece?
Sou Taiana Leal, estou Presidente do Mulher Democratas Salvador. Sou atleta de Futevôlei e milito pelos direitos da mulher, além da equidade de gênero na sociedade e no esporte. Acredito que o esporte salva-vidas, resgata auto estima e é uma das maiores ferramentas de inserção social.
2 – Agora sua visão de política: ideologia, partido que será candidato e por quê?
Minha visão política é muito similar a ideologia partidária, sou a favor do liberalismo econômico, defendo menos poder para o Estado e mais apoio ao empreendedorismo, encaro a agenda modernizante com coragem e responsabilidade, coloco a educação de excelência como prioridade, fico longe da polarização oferecendo propostas de qualidade
3 – Sabemos que muitos candidatos têm vários projetos e ideias para quando for eleito realizar. Entretanto, queremos saber apenas qual o seu principal projeto?
Tenho inúmeros projetos para difundir o esporte, incluindo todas as modalidades, na cidade de Salvador. Temos uma orla encantadora, propícia para a prática de vários esportes de praia como vôlei, Futevôlei, bit soccer, surf, remo. Pretendo incentivar a prática é viabilizar espaços públicos para isto.
Realizei em fevereiro deste ano um Campeonato Brasileiro de Futevôlei na Praia de Jardim Alah, vieram 200 atletas de 16 estados distintos. Pela primeira vez na história do esporte consegui igualar a premiação da categoria masculina e feminina. Além disso tenho alguns projetos para a inclusão da mulher no mercado de trabalho, afim de ajudá-las a costurar a independência financeira, que na minha opinião, e a o maior mecanismo para a libertação.
4 – Se você fosse vereador de Salvador atualmente. Como iria se posicionar em relação a questão da pandemia de covid-19?
Salvador está muito bem representado na figura do Prefeito ACM Neto, e acredito que está sendo tomada medidas muito bem pensadas e efetivas no que diz respeito ao controle do covid-19. Temos que pensar em vidas em primeiro lugar, sabemos a importância da economia para todos e com isso flexibilizaria o comércio de acordo com a ocupação de leitos, assim como tem feito nosso competente gestor ACM Neto.
5 – Como você analisa o cenário político municipal?
O cenário político municipal no tangente a câmara municipal de vereadores precisa ser renovado e sobretudo precisa de maior representatividade feminina. É alarmante a pequena quantidade de mulheres, precisamos de mulher para tratar sobre assuntos do gênero afim de viabilizar projetos de leis para representar o gênero e viabilizar medidas que as mesmas sentem na pele e sabe a melhor forma de cessar ou trazer melhorias efetivas.
6 – Você representa que segmento e ou bairros principalmente? Nesse contexto, que experiência foram agregadas para exercer, caso seja eleita, a função de vereador?
Represento o segmento do esporte, da qualidade de vida, da saúde, da mulher, da saúde da mulher, do espaço da mulher na sociedade, da independência financeira, da ocupação dos espaços públicos, da representatividade feminina nos cargos de poder.
7 – O que você gostaria de acrescentar que não foi perguntando na entrevista?
Gostaria de acrescentar uma informação, tenho um programa chamado Papo de Mulher, consiste em uma live com mulheres que inspiram de alguma forma, toda terça e quinta na minha página do Instagram @taianalealf eu trago histórias de mulheres com o intuito de motivar outras mulheres. E mostrar a todos que lugar de mulher é onde ela quiser.
Leia também as entrevistas anteriores:
Sandro Bahiense – Darlan Dorea – Bruno Ceuta – Débora Santana – Adjaneara – Ricardo Galvão – Ary Passos – Marcos Nogueira