Entrevista com pré-candidata a vereadora de Salvador: Professora Cb Nelma

Cb Nelma

A senador Leila do vôlei pontua que: Não há dúvida de que a presença feminina na política brasileira é pequena diante de sua enorme presença na vida econômica e social do país, principalmente nos últimos anos. Maioria da população brasileira e do eleitorado nacional, as mulheres sequer alcançam 15% nos cargos eletivos do país. São exatos 12,32% em 70 mil cargos eletivos, segundo o Mapa da Política de 2019, elaborado pela Procuradoria da Mulher no Senado.

A presença feminina é realmente muito pouco para a realidade brasileira. E por isso estamos nas nossas entrevistas dando voz para muitas candidatas a vereadora, pois dessa forma contribuímos para dar amplitude a ideia de que o lugar da mulher é onde ela quiser.

Cb Nelma
Professora Cb Nelma

Partindo desse princípio vamos entrevistar Nelma Barreto.    Candidata de presença marcante e com excelente currículo formal.

1 – Quem é Professora Cb Nelma que Salvador, em geral, ainda não conhece?

Professora Cb Nelma . Policial Militar . Advogada. Economista. Professora de Direito Administrativo. Escritora de obras Jurídicas tendo como centro Ética no Serviço Público, mulheres em posição de destaque no serviço público, prerrogativas humanas do Policial Militar no Processo Disciplinar. Conferencista Internacional, condecorada com Medalhas de Honra ao Mérito na Itália, Espanha e Portugal. Membro do Grupo de Pesquisa LASSOS-UFBA. Coordenadora de uma grande jornada jurídica da PMBA e assim seguiu na Guarda Municipal e Transalvador com o mesmo estilo de trabalho ( apresentações de palestras interativas com tais servidores). Idealizadora e apresentadora do Programa realizado na Aratu on line, Café com Nelma, cujo objetivo é dar voz a profissionais gabaritados para tratar de informações de utilidade pública.

2 – Agora sua visão de política: ideologia, partido que será candidato e por quê?

Na condição de policial militar da ativa aguardando a convenção.

3 – Sabemos que muitos candidatos têm vários projetos e ideias para quando for eleito realizar. Entretanto, queremos saber apenas qual o seu principal projeto?

Garantir que mulheres ocupem os espaços de poder com tecnicidade para gerir de forma que mesmo no poder não sejam coadjuvantes do processo sistêmico. O trabalho que realizo visa uma gestão compartilhada  composto por Comissões atuantes que garantam a confecção e aplicação de projetos com lastro na ética, na educação e na segurança pública.

4 – Se a senhora fosse vereador de Salvador atualmente. Como iria se posicionar em relação a questão da pandemia de covid-19?

Defendendo e fomentando a atuação conjunta, órgão governamentais e poderes públicos ouvindo a sociedade através dos seus representantes visando a criação emergencial de estratégias para que o povo pudesse aliar a condição digna de trabalho estando prevenido.

5 – Como a senhora analisa o cenário político municipal?

Necessitamos mais de gestores e de menos políticos.

6 – A senhora representa que segmento e ou bairros principalmente? Nesse contexto, que experiência foram agregadas para exercer, caso seja eleito, a função de vereador?

Minha representatividade está numa sociedade que carece de uma nova forma de fazer política com mais técnica e valorização dos pilares de qualquer lugar desenvolvido: Educação, Ética, Saúde e Segurança. Minha estrada e meus projetos irão contribuir para tanto, juntamente com o exercício do ESCUTAR uma sociedade sedenta por um novo cenário que inclua a participação do povo de forma mais efetiva.

7 – O que a senhora gostaria de acrescentar que não foi perguntando na entrevista?

É importante para o próprio engrandecimento da sociedade que a mulher ocupe os espaços de poder e para tanto precisa estar preparada, garantindo assim a confecção de novas políticas públicas efetivas para que outras mulheres venham a ascender também!

Leia também as entrevistas anteriores:

Sandro Bahiense – Darlan Dorea – Bruno Ceuta – Débora Santana – Adjaneara – Ricardo Galvão – Ary Passos – Marcos Nogueira – Taiana Leal – Capitão Tadeu – Laina Crisóstomo, Cleide Coutinho e Gleide DavisAndré Fraga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui