Um cilindro de Gás Natural Veicular (GNV) explodiu na última terça-feira, 26, ao abastecer em um posto de combustível no Rio de Janeiro. Os acidentes de veículos equipados com esse tipo de combustível acontecem, na maioria das vezes, quando estão em situação irregular. Dessa forma, conversamos com o especialista em instalação de GNV, Danilo Cruz, para passar para o eleitor a maneira correta de como se prevenir desses acidentes.
O primeiro ponto a se destacar é a instalação: Segundo os dados da Secretaria Nacional de Trânsito, a Sentran, a conversão de carros para o uso do Gás Natural Veicular, o GNV, cresceu 74% no primeiro semestre de 2022 no comparativo com o mesmo período de 2020. O crescimento é consequência do constante aumento de combustíveis, como a gasolina e o etanol. No entanto, o aumento de carros convertidos também faz com que o percentual de irregularidades aumente.
Nesse sentido, Danilo pontua que devido ao aumento significativo da procura pelo GNV, há oficinas clandestinas que aproveitam desse mercado em alta e não fazem o devido credenciamento no Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), e consequentemente não têm profissionais adequados para realizar as instalações de GNV dentro dos critérios técnicos recomendados.
Danilo ainda diz que: para que o uso do GNV seja seguro, a conversão deve ser realizada exclusivamente em empresas credenciadas pelo INMETRO e devem passar por inspeção técnica para receber o certificado de segurança veicular.
Agindo dessa forma, o condutor estará seguindo a legislação federal que determina a inspeção veicular anual, inicial e periódica obrigatória para a renovação do Certificado de Segurança Veicular (CSV).
Além da inspeção em dia, outras dicas podem auxiliar para reduzir os riscos de acidentes durante o abastecimento, veja quais são elas:
- O motor do veículo deve ser desligado;
- Devem ser desligados todos os componentes da parte elétrica, como faróis e equipamento de som;
- Não utilizar o telefone celular;
- Os ocupantes do veículo devem aguardar em local seguro, afastado do veículo;
- Equipamentos elétricos e eletrônicos devem permanecer desligados;
- O porta-malas e o capô devem ficar abertos;
- O frentista deve fazer o aterramento próximo à válvula do abastecimento;
- É proibido fumar ou usar isqueiros ou fósforos na zona de abastecimento;
- Antes de ligar o veículo, verificar se a mangueira de abastecimento foi devidamente desconectada.
Danilo finaliza afirmando que a inspeção de segurança veicular é indispensável para a preservação das vidas no trânsito. Portanto, não negligencie, faça a instalação e revisão de acordo com o que determina a lei.
Colaborador: Danilo Cruz / proprietário da Regional Gás em salvador