Estados nordestinos estão entre os mais endividados do país no primeiro quadrimestre de 2022
Os estados do Nordeste estão entre os mais endividados do país no primeiro quadrimestre de 2022, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, do Ministério da Economia. As informações estão relacionadas com a chamada Dívida Consolidada Líquida – DCL.
O estado de Alagoas, com 40% de percentual de Dívida Consolidada Líquida à Receita Corrente Líquida – RCL, no período, lidera o índice no âmbito regional. Os outros estados são o Maranhão (36%), Piauí (32%), Ceará (29%), Rio Grande do Norte (27%), Bahia (26%), Pernambuco (25%), Sergipe (23%). A Secretaria do Tesouro Nacional – STN ainda divulga a relação dos indicadores com os demais estados do país.
A Paraíba (0%) é o destaque positivo, pois não apresenta Dívida Consolidada Líquida no primeiro quadrimestre de 2022. A DCL/RCL é um importante indicador de saúde financeira das contas públicas dos estados.
No caso, quanto maior é esse percentual, maior o comprometimento do estado com pagamentos aos credores, restando menor disponibilidade para o Tesouro do Estado financiar políticas públicas. O limite percentual estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF – para o indicador é de 200% e pela STN é de 100%.